O astigmatismo miópico é caracterizado por uma córnea de formato irregular, que faz com que as imagens luminosas sejam focalizadas em pontos separados no olho, criando uma imagem distorcida. Os sintomas vão de desconforto visual nos casos leves, a borramento e distorção severos, parecidos com um reflexo num espelho distorcido. Pode ser corrigido com a ajuda de óculos ou lentes de contacto. Para o efeito, é necessário que os óculos ou as lentes de contacto possuam uma lente especialmente curva, ou seja, tórica. As lentes tóricas possuem um elemento reforçador adicional que é designado por cilindro, bla bla bla (...) Daqui por um ano, volta cá para ver se a sua situação evoluiu para miopia... Caso isso aconteça, terá de usar óculos ou lentes, permanentemente.
Primeiro que tudo,
Senhor Doutor Oftalmologista Leonel Não Sei Quantos: obrigado por ser tão optimista (com 'p', porque ainda não assimilei o Novo Acordo Ortográfico 2008), relativamente à minha pitosguice. Achei realmente magnífica a forma leviana como tratou do assunto: se estiver com miopia daqui a um ano, usa óculos para sempre, tipo "toma lá dá cá, pão pão, queijo queijo"!
Segundo,
Eu já suspeitava que algo de errado se passava com 'estes dois que a terra há-de comer', mas daí à coisa ser tão grave?! Naaaa...
Terceiro,
Tenho a ligeira sensação que a minha prenda de Natal foi reduzida. A cara da senhora minha Mãe quando viu o que tinha de pagar por uma consulta, uns óculos novos, uma lente, mais outra lente (sim, porque não se vendem aos pares; cada uma tem o seu preço, não há cá confusões), e mais o não sei quê adicional nas lentes "porque o senhor doutor acha melhor para a menina ver televisão e estar ao computador", levam-me a pensar que este ano o Pai Natal cá de casa vem mais leve... Mas, e como diria uma grande amiga minha, "siga"! O mais importante não é isso... O importante é que amanhã há bacalhau com couves e coscorões da avó! Mas mais importante ainda é quem se vai sentar à mesa comigo, a comer o bacalhau e as couves e os coscorões e os ferrero. O 24 de Dezembro traz-me sempre aquele quentinho, apesar de já haver uma ou duas faltas nessa mesa. Enfim...
Ainda mais mais importante seria que toda a gente pudesse sentir, só um bocadinho que fosse, desse calor... Não só amanhã, mas todos os outros dias também. Porque afinal de contas, "O Natal é quando o Homem quiser", ou não?
Concluindo e baralhando, temo seriamente que os bem-ditos óculos venham a alterar radicalmente a minha vida... Se calhar preferia continuar sem exergar nadinha à frente dos olhos, talvez continuasse a ver o que na realidade se calhar nem existe. Talvez.
Vou buscá-los amanhã, bem cedo...
Óculos novos, vida nova. Achas que sim?!
1 comentário:
Bem vinda ao clube dos "visgolhos"!
Enviar um comentário